Dr Aldery Nelson Rocha Biblia Revelada v. Alfa
VENCENDO OS TABUS DO SÁBADO. O QUE VOCÊ SABE SOBRE ISTO?
LEVÍTICO DA BÍBLIA REVELADA - VERSÃO DI NELSON - ALPHA
DR. ALDERY NELSON ROCHA
O descanso da terra e do corpo da terra. Assim como Deus exige o descanso da terra, exige o descanso daqueles que são formados dela (Gn 3:19). Este descanso, inquestionavelmente, é um bem para a saúde física. Mas aqueles que crêem em Cristo como o Senhor do sábado, entendem e crêem que, no seu sepultamento, tomou o senhorio completo do sábado, cumprindo-o cabalmente. Assim, na sua ressurreição, ele levanta-se para o nosso novo repouso (Hb 4:4-6). Deus repousou no sétimo dia, mas este é o repouso dele; sendo seu repouso, nos convida a entrarmos no seu repouso. Como entrar no repouso de Deus? Através da morte e da ressurreição de Cristo. Sem esta morte (sepultamento), não poderemos entrar no repouso que Deus nos oferece. O sábado de Israel foi-lhe dado antes que entrasse na terra da sua promessa, pois aquele sábado indicava o repouso que teriam, ao entrar na terra (Hb 4:8); mas, ainda assim, continuaram guardando os sábados, em perpetuidade. Por quê? Porque falava de outro repouso eterno, no qual aquela geração jamais entrou (Hb 4:5). Mas, ainda tendo entrado na terra, no repouso físico do qual o sábado apregoava, voltou-se a “falar de outro dia de repouso” (Hb 4:8). De que dia falava-se? “Portanto, ainda resta um repouso (um sábado) para o povo de Deus”. Porque, ao repousar do seu trabalho, o Pai, falava do sepultamento de seu Filho, depois de seu trabalho redentor (Hb 4:10). O novo repouso que ele nos oferece tem uma porta: a morte de Cristo, mas é a ressurreição de Cristo que produz este repouso eterno: Por isso descansamos, como sendo memorial, não como uma lei, no primeiro dia da semana, pois ele lembra este repouso, o repouso que nos foi oferecido pela ressurreição de Cristo
O primeiro repouso da criação (Gn 2:1-3) e o segundo repouso após a nova criação (Hb 4:3-11). Hebreus 4:3: Quanto a nós, os que cremos, entraremos no repouso, tal como ele disse: “Na minha ira jurei: Não entrarão no meu repouso”; embora as suas obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo. Pois, em certo texto, se diz a propósito do sétimo dia: “E Deus repousou no sétimo dia, de todas as suas obras”. Quem ouvir a voz, e não endurecer o seu coração, entrará no novo repouso. O povo de Israel entrou na terra, mas não entrou no repouso. Qual era o repouso de Deus? Cristo. O trabalho de Cristo, efetuado com precisão na sua morte, sepultamento e ressurreição, provia o grande repouso de Deus para os seus filhos, mas Israel o rejeitou. Todavia, os gentios o receberam. Os filhos de Israel guardavam o Sábado, mas não conheciam o seu verdadeiro significado: confiar no trabalho de Deus e não nas próprias obras; descansar nele e viver para ele, confiando nele: Hebreus 4:5: “e outra vez, na mesma passagem, acrescenta-se: Não entrarão no meu repouso. Assim, vemos que é necessário que alguns entrem nesse repouso, pois aqueles que primeiro receberam as boas-novas não entraram nele por causa da sua desobediência. A “voz” era o evangelho: Hebreus 4:7: “Para isto, Deus fixa, de novo, um dia: Hoje. Dizendo por meio de Davi, depois de muito tempo, como havia dito antes: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”. Canaã não era o repouso, mas uma figura dele. Quando Israel entrou na terra, não reconheceu o repouso. O repouso de Josué é o mesmo repouso do sábado, o qual deveria ser guardado uma vez por semana, e em certo tempo, em sete dias consecutivos, mas era um símbolo, isto é, um tipo do seu repouso das obras do Egito e da jornada do deserto. Mas aquela nação não compreendeu isto. Lembre-se que durante os quarenta anos o maná, sendo o alimento provido por Deus, jamais falhou. Mas no Sábado não havia maná: uma prefigura de que ao entrarem no repouso da terra, o maná cessaria (Js 5:11,12). O maná cessou porque eles entraram no tempo do repouso, e no Sábado não haviam de colher o maná (Êx 16:1-35). Mesmo não tendo compreendido bem a respeito do repouso, Deus ordenou que eles guardassem o ano sabático para projetar em seus corações o grande sábado espiritual, quando Deus seria o governo e a provisão plena. Isto quer dizer que de sete em sete anos, eles deveriam lembrar que havia um repouso melhor, o governo do Reino de Deus sobre a Terra, resultado de suas obras. Mas esse repouso não foi desfrutado primeiramente por Israel, mas pela Igreja. Logo o dia sabático ou o ano sabático falam do governo de Cristo sobre nós e também do descanso alcançado mediante a obra realizada pela pessoa de Cristo: Hebreus 4:8: “Se Josué lhes houvesse dado repouso, Deus não falaria de outro dia de repouso”. Qual é o outro repouso? Confiar na obra de Deus, por meio de Cristo. Crer na obra de Cristo realizada em favor de todos os homens: Hebreus 4:9: “Portanto, ainda há outro repouso para o povo de Deus”. Como Hebreus 4:10,11 nos diz: “E, aquele que entra nesse repouso, descansa também das suas obras, tal como Deus descansou das suas. Procuremos entrar, então, nesse repouso, para que ninguém caia no mesmo tipo de desobediência”. Se não entrarmos neste repouso ainda estaremos desnecessariamente procurando o maná no dia de Sábado como os filhos de Israel. Um tipo do governo do Messias; uma projeção profética para os dias dos gentios, os quais terminam com o governo de Cristo, sendo que cada dia tipifica mil anos; assim consideramos que os últimos mil anos representam o descanso da terra e o início do reino messiânico, quando a oração do “pai nosso” se cumprirá literalmente, onde o pão nosso de cada dia (“maná”) nos será dado para sempre. Mas a ordem era: Êxodo 16:26: “Durante seis dias o recolhereis, mas no sétimo dia, sábado, não o achareis”. Assim, houve um princípio de rebelião, uma forma descarada de dizer que Deus não estava no controle do maná, que ele caía naturalmente ou era fruto de algum evento natural daquela região. Mas esta geração ficará prostrada no deserto pela falta de confiança e por causa da desobediência. Aquela atitude produziu a ira de Deus: Em Êxodo 16:27 nos diz: “E, de fato, alguns do povo saíram ao campo, no sétimo dia, para recolher o pão, mas não o encontraram”. Esta geração morrerá no deserto sem entender os mandamentos de Deus; morrerá segundo as suas próprias palavras de murmuração. Então Deus falou: “Até quando recusareis a guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Confiar no Senhor é permanecer na sua posição, permanecer na sua tenda e confiar, adorar a Deus. Essa confiança é crer na sua doutrina e nas obras realizadas por Cristo: Êxodo 16:29: “Considerai que o Senhor Jeová vos deu o sábado, mas no dia sexto vos deu pão para dois dias. Permaneça, então, cada um no seu lugar e não saia dali no sétimo dia”. O sábado é um dia de preparação para a ressurreição: Êxodo 16:30: “E o povo descansou no dia sétimo”, uma profecia a respeito do senhorio de Cristo sobre o Sábado. Por esta razão, quando o povo entrou na terra cessou o maná. Estava no Sábado! Mas eles não compreenderam como muitos, hoje em dia, não compreendem que estão vivendo o Sábado da Graça de Deus.
WWW.MEUJESUS.COM.BR
ADQUIRA A SUA NA PRÉ-VENDA - LANÇAMENTO ENTRE ABRIL DE JUNHO-13
VENHA ESTUDAR CONOSCO - FEV 28,28 E 01 DE MAR - 13 EM SÃO PAULO.
VALORES PODEM SER PAGOS EM CARTÃO ATÉ 12 VEZES.
CURSO EM DEUTERONÔMIO.
COM O DR ALDERY NELSON ROCHA E DR. ELIENAI CABRAL